Caraminholando 2012 com Mafalda!!!
O que significa um ano novo? Ao virar o ano, todos desejamos uns aos outros vidas melhores, novos amores, mais dinheiro, sucesso, felicidade, sorte, etc, etc, etc. Realmente gostaria de entender. Será que teremos que ser excepcionalmente melhores do que fomos nos anos anteriores para considerarmos um ano como verdadeiramente novo? Ou será que teremos que aguardar a entrada de um ano novo para nos fazermos melhores? Será que precisamos tanto assim de um motivo ritualístico, para decidirmos efetuar mudanças em nossas vidas? Nossas esperanças somente são renovadas na passagem de um ano todinho?
Tenho de concordar com Mafalda! Ano após ano usam-se roupas brancas nas festividades de passagem, o que, teoricamente, traz a paz. Então, porquê ainda temos guerras? Qual o sentido da guerra para a humanidade? Ano novo, tradicionalmente simboliza a esperança. Mas será que é indispensável ter esperança para empreender? Não quero colocar em cheque a tradição mas, sinceramente, acredito que as coisas serão como o ser humano decidir e agir para que elas sejam. Mudanças não são fáceis, simples, e nem tão pouco serão rápidas! Mas continuo otmista em pensar que, de alguma forma, elas são possíveis. Contudo, para isso, é necessário querer e agir.
Ah Haaah!!! Chegamos a uma questão que considero muito importante: AÇÃO. Gosto muito de um teórico, por vezes um tanto polêmico, que diz: "O homem [...] de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa, e será aquilo que ele fizer de si mesmo" (Jean Paul Sartre). Ou seja, o ser humano é sempre uma definição que não se esgota. Nunca será, rigidamente, alguma coisa, pois se constrói a partir de suas escolhas, de suas ações. E, meu Deus!!! Cá entre nós! Escolhas e ações mudam o tempo todo, não é mesmo? Então, estamos também em constante mudança, por meio de novas escolhas, atitudes, pensamentos. Como em um movimento espiral. Definitivamente, nunca somos os mesmos.
Portanto, não precisa aguardar o próximo ano para ter suas esperanças renovadas. Elas são renovadas na ação. E a ação é agora, a qualquer momento. Não precisamos esperar a chegada do ano que vem para sermos pessoas melhores. Somos livres para escolher. Eu sei! Você dirá que não podemos escolher qualquer coisa, que nem tudo está ao nosso alcance, que existem limites e que estes devem ser respeitados. Sim, sim! Concordo com você. Mas, mesmo assim, ainda temos escolhas. Mesmo que se use como desculpa a velha frase: "Deus é quem sabe!". Mas, afinal, quando eu decido não escolher, já não será, também, uma escolha?
Feliz 2012 a todos!!!
Feliz 2012 a todos!!!
complexo...rsrsr
ResponderExcluir